logo

O BCRP- Bonsai Clube Rio Preto é uma iniciativa de pessoas interessadas na arte do Bonsai para divulgar, formar, desmistificar e incentivar o bonsaísmo em todas as suas formas.

Iniciado em Abril de 2012 através da reunião de amigos interessados no bonsai, descobriu-se que todos do grupo de amigos passavam as mesmas dificuldades:

  • Dificuldade no acesso a informação;
  • Dificuldade no acesso a materiais e ferramentas;
  • Dificuldade no acesso a troca de experiências e novos conhecimentos do bonsaísmo.

Na época até existiam grandes eventos sobre o bonsai que possibilitariam a imersão e o estudo aprofundado no assunto. Porém, por esses eventos serem distantes e esporádicos, a necessidade de interação no bonsaísmo acabou sendo o pontapé inicial para a formação do BCRP em São José Do Rio Preto, interior de São Paulo.

A ideia inicial era possibilitar a reunião de bonsaístas, fossem profissionais, iniciantes ou hobistas para estudar e praticar as técnicas de cultivo, formação e manutenção do bonsai. A escola Japonesa foi a referência para a definição de um padrão de discussão, estudo, pesquisa e prática do bonsai.

Em Agosto de 2015, foi formalmente emancipado o BCRP- Bonsai Clube Rio Preto, sendo registrada sua ata de abertura junto a cidade de São José do Rio Preto com a sua constituição, regulamento interno e primeira diretoria administrativa eleita e empossada.

A sua constituição foi de uma organização sem fins lucrativos, iniciando com 15 associados.

Um ano após sua criação, o BCRP- Bonsai Clube Rio Preto já contava com aproximadamente  30 associados e iniciava sua estruturação através da criação de sua identidade, a sua missão, visão e valores.


MISSÃO

Promover, difundir e desmistificar a arte do bonsai

VISÃO

Ser referência na difusão, desmistificação da arte do Bonsai e formação de bonsaístas.

VALORES

Amor a arte

Busca incessante da essência do bonsai, sua manifestação, inspiração,  criação, preceitos e contemplação. Amar o processo mais que o resultado final.

Companheirismo

Ser companheiro. Auxiliar o menos experiente na sua formação e jornada no bonsai. Compartilhar suas experiências e conhecimentos com os demais.

Humildade

Entender que na vida somos meros aprendizes em auxílio mútuo. “Ninguém é tão grande que não tenha nada a aprender, nem  tão pequeno que não tenha nada a ensinar.”

Amizade

Estar propício a amizade, ao bem querer e a convivência respeitosa.

Dedicação

Dedicar tempo para o bonsai, com estudo, com  prática, ajudando na difusão da arte e na troca de experiência.

Aprimoramento Pessoal

Buscar formação técnica e aprimoramento pessoal no bonsai.

Frugalidade (modéstia)

A busca filosófica da simplicidade,  do SER em detrimento do TER.

Caso tenha interesse em participar e saber melhor como funciona o clube entre em contato.