No momento da aquisição de um Bonsai, devem ser tomados alguns cuidados para assegurar a compra de um verdadeiro exemplar.

O primeiro aspecto a ser observado é se o Bonsai em questão tem a aparência de uma árvore adulta em miniatura. Parece óbvio, mas muitas pessoas se esquecem deste aspecto seduzidas por curvas acrobáticas e pela presença de flores e frutos.

O segundo aspecto consiste em avaliar se o Bonsai em questão se enquadra às proporções básicas definidas no artigo “Proporções e Normas Estéticas”. Mais uma vez lembramos que, embora o objetivo seja a perfeição, as proporções não são idênticas, mas, através dessas medidas, pode ser identificado facilmente um Bonsai cultivado tecnicamente, mesmo que tenha relativamente pouco tempo de educação.

O próximo passo é a avaliação da saúde e vitalidade do exemplar. Folhas com coloração viva e uniforme, ausência de manchas, boa distribuição da folhagem, sistema radicular vigoroso, mantendo o Bonsai firme no vaso, são pontos que devem ser observados. Não deve ser esquecido que algumas espécies alteram a coloração das folhas de acordo com a estação do ano podendo até mesmo perdê-las no inverno, voltando a brotar na primavera.

Finalmente, a aquisição de um Bonsai deve ser feita em empresas especializadas com comprovada idoneidade que fornecerão as informações necessárias à manutenção da planta e a assistência técnica, caso necessário.