” A arte milenar nos ensina a ter mais paciência, humildade, disciplina e a respeitar a natureza.”

No ultimo feriado de Tiradentes tive o imenso prazer de conhecer, junto a minha família o Museu do Bonsai do amigo “Chicão”.

Com mais de 100 Bonsais em exposição, cultivados há mais de 25 anos pelo empresário e  bonsaísta Francisco Carlos Corrêa vulgo “Chicão”, o primeiro Museu do Bonsai das Américas é um dos, senão o lugar mais magnifico que já conheci aqui no Brasil.

Logo que chegamos ao local Chicão nos recebem com toda atenção possível e fez questão de apresentar não só a área de exibições dos bonsais como também as dependências do clube, o campo de golf e a areá do viveiro.

Sempre muito atencioso e prestativo passou informações valiosas sobre o cultivo e manejo de suas plantas.
Posso arriscar em dizer que vi plantas que pensava existir apenas fora do pais, como por exemplo: oliveiras de 20-40 anos, dezenas delas para formar macros-bonsai, pitecos cultivados desde semente e hoje com nebares formados de 60cm de circunferência,  centenas de coníferas totalmente torneadas, etc.
Não bastava toda atenção oferecida, Chicão fez questão de nos oferecer um delicioso  almoço tipicamente mineiro onde podemos conversar descontraidamente sobre assuntos diversos.

Em nome de toda minha família deixo aqui meus sinceros agradecimentos à esse bonsaista talentosíssimo que já considero um grande amigo. No inicio desta matéria cito um trecho de uma frase dita por Chicão onde expressa exatamente seus valores: paciência, humildade, disciplina e principalmente RESPEITO.

Deixo uma dica aos amigos bonsaistas, este com certeza é um lugar que devem conhecer!

Abaixo segue uma pequena mostra do tesouro que Chicão tem em sua propriedade, em seu site é possível também ver alem de outras fotos também mais informações sobre o seu trabalho. www.museudobonsai.com.br