Para se quebrar o preconceito sobre as ferramentas chinesas, fizemos esta matéria para ajudar nossos amigos bonsaistas a criar sua própria conscientização antes de ir pela boca do povo e julgar mal os materiais chineses. Precisamos conhecer as diferenças entre as ferramentas japonesas e chinesas, pois elas realmente são diferentes.

Antes de entrarmos na questão das diferenças, temos que averiguar também o grau de utilização que o bonsaista fará do seu material. Perguntas simples podem dar a resposta sobre o melhor custo/benefício:
– Quantas plantas você tem?
– Com qual freqüência você precisa trabalhar com ferramentas específicas, como um alicate côncavo ou um alicate para Jin?
– Você é uma pessoa cuidadosa com suas ferramentas e costuma fazer a correta limpeza e lubrificação delas ao final de cada trabalho?
– Você é financeiramente capaz de investir um bom dinheiro em ferramentas?

ferramenta bonsai japonesaSendo generalistas, podemos dizer que as ferramentas chinesas possuem certo padrão de fabricação e são construídas muitas vezes com materiais de baixa qualidade, portanto acabam possuindo um valor de venda também mais baixo. Já as ferramentas japonesas possuem um material de padrão comumente mais elevado, portanto com valores de venda também mais elevados.

Entretanto, não basta apenas saber a origem do material. Por vezes poderemos encontrar materiais japoneses com a mesma qualidade que a dos chineses, senão inferior.

Mesmo sabendo da fama obtida pela grande precisão de suas ferramentas de corte, desde a época das espadas de samurai, é importante saber que os japoneses desenvolvem suas ferramentas por categorias, podendo ser encontradas ferramentas voltadas para bonsaistas iniciantes, intermediários e profissionais, além é claro da linha de ferramentas profissional em inox.

ferramenta bonsai inox

Cada uma dessas categorias possuem seu devido valor de venda e conseqüentemente de qualidade dos materiais. Dessa forma, nem sempre um selo japonês é garantia de melhor qualidade referente a um chinês.

Se você é iniciante na arte e não quer investir muito, as ferramentas chinesas caem como uma luva em suas mãos! Você terá um baixo valor investido e uma utilização relativamente pequena. Escolha ferramentas com dimensão aproximada de 8 polegadas e aprenda a forma correta de utilizar seus matérias, respeitando as limitações de cada ferramenta, dessa forma você terá ferramenta para muitos anos de trabalho.

Agora, se bonsai para você é algo realmente levado a sério, atualize seu kit de ferramentas e sinta a diferença de qualidade proporcionada pelas ferramentas japonesas.

Agora, saindo do pensamento generalista, o que recomendamos é o seguinte: Pense bem, analise a qualidade de cada marca, e não país, e só aí faça sua escolha.

E lembre-se: Não importa o grau de qualidade de suas ferramentas, se você não fizer as devidas limpezas e lubrificações, chinesas ou japonesas, estarão perdidas.

One thought on “Ferramentas Chinesas ou Japonesas?

Comments are closed.