Workshop Poda drástica e Galho de sacrifício em Barretos

No dia 15 de maio, domingo, o Bonsai Clube Rio Preto fez uma excursão com seus associados no viveiro de Mudas do Charles Ferrante, local da escola de bonsai em Barretos para que todos os associados pudessem conhecer o Charles e suas plantas. –  detalhes da escola você confere  aqui.

Segundo Bruno Medeiros, diretor de eventos do Bonsai Clube Rio Preto a ideia foi proporcionar a todos os associados uma visita ao local, pois nem todos os associados do Clube estão na primeira turma da escola de bonsai de Barretos. O intuito foi de possibilitar o contato “ao vivo” com bonsais finalizados, plantas e mudas de futuros bonsais entendendo melhor o conceito da arte.

Segundo ele: “É importante a gente trazer para as pessoas que estão iniciando, que estão conhecendo aos poucos o bonsai, algo concreto desta arte(…) assim a gente começa a visualizar algo do bonsai de maneira real, não ficando apenas com o que temos ou vimos  em revistas ou na internet(…) Muitos associados que não estão na escola tiveram agora a oportunidade de ver e ‘tocar’ bonsais finalizados e ver mudas de plantas que já estão encaminhadas para projetos de bonsai, e, principalmente, o mais gostoso, comprá-las com preço interessante. ”

Para alguns associados o grande momento do dia foi o almoço, regado a cerveja gelada e costela no bafo, feita pelo professor e bonsaísta renomado Charles Ferrante.

A costela foi estupenda… diga-se de passagem.

O clima de descontração e confraternização permeou o almoço e a visita, que contou com a participação dos familiares dos associados.

Charles mencionou como é bom este tipo de reunião, juntando o bonsai, a amizade e a família.

“O gostoso do bonsai é isso, é a amizade, a descontração, é a gente poder conversar, aprender e viver com os amigos, com as plantas e a família.”, disse Ferrante.

Após o almoço, todos se reuniram para o workshop fechado a associados sobre poda drástica e galho de sacrifício ministrado pelo próprio Charles Ferrante.

2014-07-13-17.11.06-e1405361700834   sacrifice branche

FOTOS – Ferramentas usadas para poda drástica e exemplo de um galho de sacrifício.

Este tema, faz parte da preparação dos associados nos trabalhos necessários  com o  bonsai  de acordo com o ano(estações), aprendendo a cada mês,  técnicas específicas.

Estas duas técnicas, a poda drástica e galho de sacrifício foram consideradas pelo professor como sendo já de nível intermediário a avançado.

Segundo ele “a poda drástica, quando bem aplicada, em um material bem escolhido, possibilita a você um ganho de tempo absurdo para a estruturação do projeto, pois a planta bruta, após a poda drástica,  já te demonstra “alí” o potencial existente, naquele exato momento(…) O galho de sacrifício serve para que você vá refinando a planta, dando forma e harmonia para toda a estrutura,  de acordo com o estilo e realidade da muda ou pré-bonsai que vem trabalhando… ”

O professor deixou claro que as técnicas vistas podem ser aplicadas juntas ou separadas, dependendo sempre do projeto e da potencialidade do material (a planta).

Maria Augusta, associada com a maior experiência de vida do grupo (75 anos) ficou encantada com as técnicas apreendidas e vistas no workshop.

Segundo ela “Ai, olha como é bom(…) agora com informação a gente aprender como fazer as coisas nas nossas plantas, e é isso que falta as vezes para conseguirmos deixar ela – a planta – do jeito que a gente quer.”

Os associados fizeram uma mesa redonda, discutindo formas e possibilidades de aplicação, verificando desenhos de plantas e possíveis aplicação das técnicas apreendidas, finalizando assim, o workshop.

O dia foi muito proveitoso e o clima ajudou muito, facilitando o passeio e a busca de plantas e mudas pelos associados.

As fotos já demonstram o quão foi gostoso esse dia que ficará na memória de todos pela alegria e diversão vivenciados.

AVISO – As esposas e maridos dos associados não sabem qual o valor real pago nas plantas…

 

One thought on “Workshop Poda drástica e Galho de sacrifício em Barretos

Comments are closed.