No período matutino do dia 13 de março de 2016 foi realizado mais um evento aberto à comunidade de Rio Preto pelo Bonsai Clube Rio Preto. O “Bonsai na Praça” acontece todo 2° domingo de cada mês, sempre na praça generosa bastos, no vivendas. Lá, alguns associados levaram plantas para trabalhos de manutenção, como poda estruturais e replante.

Uma espécie chamou a atenção dos visitantes, o fícus nerifolia. Dois membros do Clube, Julio César Rodrigues e Evandro Floriano, levaram exemplares dessa espécie para os trabalhos na praça. Júlio disse aos visitantes como esse tipo de fícus já mostra desde cedo, uma característica de tronco muito interessante para o bonsai. Evandro Floriano, exclamou para os visitantes como esse fícus é lindo, mostrando suas folhas e conicidade que dão ao exemplar, e principalmente aos iniciantes, a contemplação e oportunidade de ter um bonsai, resistente, imponente e muito bonito em pouco tempo.

João Porto, também levou exemplares de Ulmus, tanto o pavifolia quanto o microfolia para podas de manutenção.

No período vespertino, foi o momento do evento fechado para associados com o Workshop “Regime de adubação – formas e práticas” realizado na chácara gentilmente cedida pelo Membro Juliano Rosalém, recebendo com espírito de amizade todos os associados.

Nesse evento, em meio a muita descontração, os associados puderam trocar ideias e receber conhecimento sobre as formas, tipos, pontos favoráveis, épocas cuidados especiais e necessidades de adubação para o bonsai.

A discussão permeou a composição do adubo, sendo químico ou orgânico, sua liberação lenta ou imediata, e, a sua forma sólida (pó ou granulado) ou líquido para aplicação foliar.

Entre os participantes a ideia amplamente discutida foi na reação e maneira de absorção que a planta apresenta de acordo com o regime de adubação e as formas de aplicação discutidas.

João Porto enfatizou que “é muito mais fácil errar para menos na adubação, do que para mais(…) o erro para mais acarreta queima das raízes capilares e muito frequentemente morte da planta…”

 

Quer se associar? clique aqui.